terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Pequenas causas - Juizado Especial Pequenas causas - saiba como usar

Perguntas e Respostas sobre o Pequenas causas (antigo Juizado de Pequenas Causas), agora Juizado Especial Cível (JEC) - LEI Nº 9.099/95


Conteúdo gentilmente cedido por PTSN Advogados - Advocacia especializada no juizado especial pequenas causas - Site http://www.advbr.com.br/

As ações de pequenas causas devem ser julgadas pelo Juizado Especial Cível (antes chamado de juizados de pequenas causas).

O atendimento e os serviços prestados por ele são totalmente gratuitos.

Para utilizar um Juizado Especial Cível, é preciso que o valor do prejuízo não ultrapasse 40 salários mínimos (sendo até 20 salários sem Advogado e acima disso, com advogado). Do contrário, o seu problema deverá ser encaminhado à justiça tradicional.

Que tipo de ações são permitidas/consideradas pequenas causas?

- Condomínio/ Vizinhos: Conflitos entre vizinhos, problemas com construtora, danos ao patrimônio:
- Relações de Consumo: Produtos com defeito, cobranças abusivas, inscrição indevida no SPC/Serasa, aumentos abusivos, Problemas com serviços de TV a Cabo, Telefonia, Bancos, Seguradoras, Previdência, Danos morais e materiais, etc;
- Questões de trânsito – Colisões, Danos ao patrimônio, Danos morais e materiais, etc
- Fornecedores de Serviços: Contratação de serviços não efetuados, encomenda de produtos não entregue, defeitos no serviço;
- Serviços Financeiros: Protesto de títulos por engano, inscrição indevida no SPC/Serasa, aumentos abusivos, Danos morais e materiais, etc;
- Cobranças: Promissórias, Contratos não cumpridos, Cheques devolvidos, cheques com prazo de apresentação expirado, etc.
- Convênios Médicos: Cobranças Abusivas, não prestação de serviços, solicitação indevida de cheque caução, etc.
- Diversas outras, exceto as abaixo descritas.
Que tipo de ações NÃO são permitidas/consideradas pequenas causas?
As causas trabalhistas, de alimentos, separação judicial, divórcio e de crianças e adolescentes, entre outras, não podem ser resolvidas pelos tribunais especiais de pequenas causas – Somente pelos ritos e competência específicas.

Quem pode usar o Juizado Especial?

Apenas as pessoas físicas (maiores de 18 anos) e microempresas podem abrir processos de pequenas causas – Pessoas jurídicas terão que utilizar os ritos específicos.
Vou ter Gastos?
Não - O atendimento e os serviços prestados por ele são totalmente gratuitos.

Há necessidade de advogado?
Até 20 salários mínimos, a contratação do advogado é opcional. Se a ação ultrapassar esse valor, a atuação do advogado é obrigatória, ou seja, é requisito obrigatório para ingressar com a reclamação. Se a pessoa ou estabelecimento contra quem você entrou na Justiça estiver acompanhado de um, você terá direito à assistência de um advogado do Estado (procurador) que atua no próprio Juizado Especial

Posso ter prejuízos se não levar um advogado?

Na Teoria não, o Juiz está lá para trazer o Equilíbrio – dar o direito.

O que ocorre que, dependendo de quem for o réu (Ex. Grandes empresas de telefonia, celular, cartão de crédito), O advogado dessas grandes empresas estará presente à audiência e pela inexperiência do Autor (que estará sem advogado), podem faltar detalhes importantes (documentos, provas, argumentação, etc.) no momento do questionamento do Juiz na hora da audiência.

Como devo proceder?

Para iniciar um processo, a pessoa (Não pode ser representado – são ações personalíssimas) que sofreu o prejuízo deve apresentar um pedido (oral ou por escrito) na secretaria do Juizado Especial Cível. O atendente irá redigir o pedido de ação para dar entrada ao processo – se até 20 salários mínimos – acima disso tem que se contratar um advogado. Se a pessoa quiser levar testemunhas (no máximo três) para depor a seu favor, poderá indicá-las quando registrar o pedido (contendo nome e endereço da testemunha). Registrado o pedido e entregues os documentos, a secretaria designará a audiência de conciliação e julgamento.


Obs: Antes de entrar com um processo de pequenas causas, tente resolver os problemas diretamente com réu (pessoa física ou fornecedor do produto ou do serviço). Caso não haja acordo verbal, faça uma Notificação Extra Judicial e envie com AR (descrevendo no assunto da AR – Aquela do Correio, o Termo “Notificação Extra Judicial” e leve ao Juizado a Notificação e comprovante de AR para provar que tentou acordo.

O que levar para entrar com a ação?

Não esqueça de levar RG e CPF, além de todos os documentos que caracterizem alguma prova do dano sofrido, como notas fiscais, cartas, fotos. Se achar necessário, o reclamante também poderá indicar testemunhas (no máximo três) para depor a seu favor. Leve também o endereço de cada uma das testemunhas para que a intimação possa ser efetuada.
Registre o pedido e entregue os documentos. A secretaria marcará a audiência de conciliação (onde se tenta um acordo) e instrução e julgamento (na presença do Juiz, réu e advogado do réu - muito comum quando ações contra empresas).

Em qual fórum deve ser proposta a ação?
O autor poderá ingressar com a ação no Juizado Especial Cível do Fórum:

- Do domicílio do réu, ou, se desejar, do local onde aquele exerça atividades profissionais ou econômicas ou mantenha estabelecimento, filial, agência, sucursal ou escritório;
- Do lugar onde a obrigação deve ser cumprida;
- Do domicílio do autor ou do local do ato ou fato, nas ações para reparação de dano de qualquer natureza. Em qualquer situação, poderá a ação ser proposta no foro previsto no item I.

Como se portar na Audiência?

No dia da audiência, procure chegar com meia hora de antecedência, fique atento pois o atraso acarretará a extinção do processo. Atenção também para o traje. Não é recomendável o comparecimento ao juizado com roupas esportivas ou chinelos.

A primeira audiência, de conciliação, um Conciliador (normalmente um advogado faz este papel) tenta acordo entre as partes, caso não haja, redige em ata e as partes assinam.

Já na audiência de instrução e Julgamento, procure levar toda a documentação original para provar o que está se pedindo – procure já ter em mente sua fundamentação e argumentos (O juiz vai fazer uma sabatina sobre seu pedido).

No dia da audiência, será proposta às partes uma tentativa de conciliação por um mediador, que esclarecerá aos presentes as vantagens de se realizar um acordo, mostrando-lhes os riscos e as conseqüências de dar continuidade ao processo. Se a conciliação não der certo, o caso é transferido ao juiz.

Se, ainda assim, não houver acordo, o juiz ouve o depoimento das partes, analisa as provas trazidas por elas e julga o processo, proferindo uma sentença na hora. Condenado o réu, ele tem 10 dias para entrar com recurso, que será analisado por três juizes de um colégio recursal (segunda instância). O autor também poderá recorrer caso a sentença tenha sido desfavorável a ele.

Mas, se para entrar no Juizado o autor não precisa de advogado, para recorrer da sentença é necessário que autor e réu estejam representados por advogado. Por isso, na maioria dos casos, as partes desistem de recorrer e acatam a decisão do juiz. Caso haja decisão de segunda instância proferida pelo colégio recursal, as partes podem ainda recorrer ao Supremo Tribunal Federal - STF, mas somente se demonstrarem que ocorre no caso violação direta de alguma norma da Constituição Federal. Não pode haver recurso, no entanto, do Juizado para o Superior Tribunal de Justiça - STJ.

Onde encontro Juizados Especiais?

Todos os fóruns tem um Juizado Especial e também podem ser encontrados em grandes universidades e nos Poupa Tempo mais próximo de sua residência - Horário de funcionamento: 12hs às 18hs.

Também nos endereços abaixo:

São Paulo
CENTRAL IJurisdição : Centro, Moóca, Bom Retiro, Perdizes, Vila Mariana.End. : Rua Vergueiro, 835/843 Liberdade CEP 01504-001
ANEXO I - FMUEnd. : Rua Taguá, 106/110 Liberdade CEP 01508-010
ANEXO II - MACKENZIEEnd. : Rua Major Sertório, 745 Vila Buarque CEP 01222-001
ANEXO III - SÃO JUDASEnd. : Rua Marcial, 115 Moóca CEP 03169-040Fone : 6099-1954
IPIRANGAJurisdição : Ipiranga, Vila Carioca, São João Clímaco, Sacomã, Vila PrudenteEnd. : Rua Agostinho Gomes, 1455/57 Ipiranga CEP 04206-000Fone : 6163-8763
ITAIM PAULISTAJurisdição : Itaim PaulistaEnd. :Av. Padre Virgílio Campello, 150 CEP 08131-310 Fone : 6963-3881 e 6963-3860
ITAQUERA/GUAIANAZES Jurisdição : Parque do Carmo, Vila Carmosina, José Bonifácio, Parada XV, São Mateus, IguatemiEnd. : Rua Salvador Gianette, 20 Vila Lourdes CEP 08410-000
JABAQUARAJurisdição : Vila Clementino, Saúde, Vila das Mercês, Água Funda, S. Judas, Planalto PaulistaEnd. : Rua Joel Jorge de Melo, 424 Saúde CEP 04128-080
JD. SÃO LUIZEnd. : Av. Hum, 100 (Próximo ao conjunto da CDHU)Fone : 5514-4182 e 5514-5369
LAPAJurisdição : Lapa, Perus, Jaraguá, Brasilândia, Pirituba, Freguesia do Ó, Água BrancaEnd. : Rua Clemente Alvares, 120 Lapa CEP 05074-050
PARADA DE TAIPASEnd. :Estrada de Taipas, 990 CEP 02991-000Fone :3942-5898 ramal 34
PENHAJurisdição : Penha, Cangaíba, Vila EsperançaEnd. : Rua Dr. João Ribeiro, 433 Penha de França CEP 03634-010
PINHEIROS Jurisdição : Pinheiros, Butantã, Vila Madalena, Cidade JardimEnd. : Rua Filinto de Almeida, 69 Pinheiros CEP 05439-030
SANTANAJurisdição : Santana, Tucuruvi, Vila Maria, Casa Verde, Vila Guilherme, Jaçanã, TremembéEnd. : Rua Darzan, 208 Santana CEP 02034-030Fone : 6959-3096 ramal 234
SANTO AMARO Jurisdição : Santo Amaro, Parelheiros, Capela do Socorro, Brooklin End. : Av. Adolfo Pinheiro, 1990/1992 1º andar Sto. Amaro CEP 04734-003
SÃO MIGUEL PAULISTAJurisdição : São Miguel, Ermelino MatarazzoEnd. : Rua Cembira, 110 Vila Curuça Velha CEP 08030-050Fone : 6956-8098
TATUAPÉJurisdição : Tatuapé, Vila Formosa, Vila Matilde, Vila Carrão, Parque São JorgeEnd. : Rua Santa Maria, 257 Parque São Jorge CEP 03085-000
VILA PRUDENTEJurisdição : Vila Prudente, Vila Alpina, Sapopemba, Parque São Lucas, Vila Ema End. : Av. Sapopemba, 3740 Chácara Belenzinho CEP 03345-000 Fone : 6104-4400 e 6104-2144
OSASCO
Fórum da Comarca de Osasco - Jardim das Flores, Av das Flores nº703, Osasco,SP



key words:

pequenas causas
pequenas causas sp
juizado pequenas causas

50 comentários:

  1. olá, meu nome é mariana e sou médica do rio de janeiro. vim morar este ano em são paulo a trabalho. em fevereiro contratei a telefonica (telefone fixo e internet) e desde então não veio uma cobrança correta. já liguei várias vezes reclamando e nada. como não tenho tempo de ir ao juizado, gostaria de saber se vocês trabalham com o juizado especial.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. ola,meu nome e adriana,moro em praia grande queria saber se voçes trabalha com pequenas causas sobre nome em protesto no spc e serrasa mas as credoras me pediro um aberçurdo nos juros tem contas de 800 que hoje estao pedindo $4000 reais voçes tem como me ajudar meu telefone e 13,34773967 me de a resposta com urgencia ,obrigada pele atençao .

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, meu nome é Priscila moro em São Paulo e estou com problemas referente a aluguel, estou devendo 2 meses de aluguel porque eu e meu marido ficamos desempregados e entreguei o imovél para não ficar com mais dividas, tentei fazer um acordo com a proprietária, mas ela não aceita. O que ela pede nós não podemos pagar a forma que podemos é 10 parcelas de 120,00 mas ela quer 1.200,00 até o dia 30 de agosto. E nos informou que se não pagassemos iria acionar um advogado.... não sei o que fazer? Vocês podem me orientar?

    ResponderExcluir
  4. ola neu nome e bia a coleba cortou minha energia pedindo o recibo do mes 6 e sete sendo que o mes 6 estava pago ela cortou sem nem mim chamar em casa ele teria que mim chamar pedir os recibos p/ depois cortar que posso fazer posso colocar nas pequenas causas meu email. e bia_souza37@hotmail.com meu tel. 75-3225-1721 agradeço a ajuda desde ja ,,,,

    ResponderExcluir
  5. ola meu nome é vanessa tenho uma filha de dois anos a qual se submeteu a um exame laboratorial na semana passada, o qual veio um resultado absurdo, depois de um dia repeti o mesmo exame onde comprovou que não havia nada no exame ou seja uma infecção como havia dado no 1 resultado, como devo fazer vale a pena entrar na pequena causa ou outro tipo me ajude

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde.
    Gostaria de saber como faço a respeito da residência em que eu e minha familia moramos, pois é uma residencia dividida com o irmão de minha mãe que diz q não temos nada no local, sendo q qdo compraram o terreno, há mais ou menos uns 30 anos atrás, meu pai fez a nossa casa, meu tio a cada dele; E meu pai ainda ajudou a pagar o terreno!Minha familia do estado do maranhão, meu tio chegou primeiro aqui comprou o terreno e logo meu pai começou a ajudar na construção das casas e no pagto do terreno. Hoje precisamos vender a nossa casa pra que possamos comprar em um outro lugar, por motivo da familia já não viver bem e conforme meu tio não temos direito a nada, pois a documanetação encontra-se em posse dele. O que podemos fazer com relação a isso?
    Agradeço dsd já a atenção

    ResponderExcluir
  7. Oi meu nome e Angela,a 20 dias atraz un senhor bateu no meu carro eu transitava numa via de mão dupla e carros estacionados nas duas mãos sendo que o espaço de transitar era pequeno este senhor parou e do nada abriu a porta sem ver que eu estava ao lado , conclusão ele amassou toda a minha lateral, na hora falou que não iria pagar depois que eu voltei do hospital na delegacia ele falou que pagaria as peças e eu arcaria com a mão de obra , só que eu teria que esperar até o dia 14/09, aceitei e fizemos este acordo no dia 16/09 eu deixei a lista das peças que ele teria que comprar e o material de pintuta e funilaria, ele nem quiz ver e falou que só iria comprar uma das portas, o paralama e o retrovisor, e falou que não havia dito que compraria todo o mateiral, bom gostaria de saber se devo entrar nas pequenas causas ou se vcs podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  8. Olá , meu nome é Marcelo. Preciso de resposta urgente, por favor. Uma pessoa que conheço está morando em uma casa com contrato verbal e recebendo Recibos. Ela já está há 1 ano e somente agora a dona da casa pediu que ela assinasse o contrato. Só que o contrato está com endereço errado, só tem os deveres do locatário, a conta da multa de 3 meses está calculada errada e a dona diz que esta pessoa tem que assinar e autenticar com firma reconhecida, sendo que a proprietária não reconheceu firma, não deu cópia do contrato, e ela assina os recibos mas não é ela que assinou o contrato. Se a inquilina não assinar, dia 3 de novembro ela tem que sair. Sei que é bem abusivo da parte dela e conheço um pouco da lei do inquilinato antiga. Qual a atitude que esta pessoa pode tomar? Não tenho conhecimento da lei atual do inquilinato. Ouvi dizer que é mais fácil de ser despejado. Por favor , me de um feed-back urgente! Queremos uma solução que evite represálias. Meu e-mail é macneski@gmail.com.
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia ..gostaria de saber como faço um deposito em juízo,? minha conta conta é em osasco mas a pessoa que o cheque está nominal é sao paulo.. obrigado meu email é andrea_contin@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde. Meu nome é Silvanir Gomes. Minha mãe possui um chalé, meu irmão construiu a casa dele no mesmo terreno como fundos (ele paga agua,luz, telefone...tudo como fundos)mas sua construção está irregular. A prefeitura solicitou que derrubassem a casa dele ou pagassem uma multa absurda que em 2008 chegava a 10.000 reais que ele não tem como pagar...já tentou acordo mas ele querem o valor total...impossível. Hoje recebi um mandato de citação, colocando eu e minha mãe como co-réu e não sei o que fazer. Por favor aguardo uma resposta com urgência. Grata, Silvanir (e-mail :silvanirhd@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  11. boa tarde,tenho um inquilina que se nega a sair da casa,nao tem contrato algum,foi formal.vendi a casa e pedi pra ela sair,mas alega que eu tenho que pagar multa por quebra de contrato que nem foi feito.primeiro ofereci casa a ela comprar e ela nao tem condiçoes.mas tem um porem,tem apenas 2 meses que ela reside na casa.estou devolvendo 2 meses de antecipaçao de aluguel e ainda mais um mes por minha conta.ela se nega e quer multa de ate 3 vezes o valor que ela deu sendo que nao tem nada por escrito,apenas confiei.como faço a outra pessoa que comprou quer a casa pra morar.agradeço.
    meu nome é norly vasconcelos meu email é abner58@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Olá meu nome é Heloize,eu fiz um plano de saúde no dia 4 de dezembro de 2009,e dia 26/12/2009 descobri que estou grávida fui a uma consulta com uma ginecologista ela calculou que estou +ou- de 7 semanas,e isso quer dizer que o plano de saude ñ ira cobrir o meu parto.Tem alguma possibilidade de eu entrar com alguma ação judicial e ganhar a causa ter o meu bebê no hospital particular pelo plano de saúde? Meu email heloizegomes@hotmail.com se puderem me dar um retorno agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  13. bom dia ,fiz uma venda de roupas para uma pessoa e comprei com meus cheques pessoa fisica,ela me de ve já faz mais de 6 meses,tenho uma ficha assinada por ela quero saber se possso cobrar isso na justiça,porque ela só me enrola e não me paga quero saber se preciso de testemunhas para isso

    ResponderExcluir
  14. ola bom dia !!!comprei um carro a seis meses ..e á seis meses que ele só me dá problemas, e apouco tempo descobri que o documento do carro esta com caracteristicas erradaou seja esta como gas e ele é a gasolina.E o dono ja me transferiu assim. Será que consigo algo ,ressarcimento ou troca.? levando a justica? me ajudem. obrigada

    ResponderExcluir
  15. Olá bom dia. Me chamo Aline e preciso de ajuda. Trabalhei em alguns eventos para uma mulher que mora perto de casa, desde o dia 20 de dezembro ela esta enrolando e não quer me pagar, eu ligo para ela, a mesma desliga o telefone, vou na casa ela não me atende.. A quantia é bem pouca mais queria saber se tem como resolver isso na justiça.. Tenho fotos dos trabalhos e testemunhas.. ane_ziviani@hotmail.com Desde já muito obrigado

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde ! contratei uma empreiteira para construir minha casa, e agora a casa não para de aparecer rachaduras, e no termino da obra não quis me dar nota do serviço prestado e não quis me dar nenhum recibo, só que paguei o combinado, mesmo assim posso dar entrada no processo ? não tenho comprovante nenhum de que lhe paguei, só testemunhas.

    ResponderExcluir
  17. bom dia meu nome é luiz gabriel.

    gostaria de saber..

    estou sem telefone já entrei em contato com a brasil telecom para reparo na minha linha telefonica a oi só enrola´´ estou desde dia 10/02 2010 sem....imagina o prejuizo. já chamei um tecnico particular e ele viu que o defeito é na parte externa ; e a brasil telecom dis que é interna ´´mas até agora não vimos ninguem olhando o defeito.
    abraço.

    ResponderExcluir
  18. ola,meu nome e anderson,moro em Osasco queria saber se voçes trabalha com pequenas causas sobre nome em protesto no spc e serrasa. Meus credoras me pediro um aberçurdo nos juros, tenho uma divida com um banco no valor de 3.800,00 como não tive condições de quitar os parcelamentos recebi uma notificação extra juducial com nomeação de penhora de bens, ou um acordo amigavel, só que o juros que estão me cobrando e um absurdo, a minha divida foi para 8.000,00, e não conseder a forma de pagamento que possa pagar.voçes tem como me ajudar meu telefone e 11,36861530 ou Cel.66824934 me de a resposta com urgencia ,obrigada pele atençao. Anderson. Email: anderson2182@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Amigo, boa tarde, a historia é bem simples, comprei, tenho os comprovantes, conversas por email e msn e todos os dados do vendedor, empresa, endereço, etc.
    O mesmo se recusa sem medo algum de me restituir o valor e se nega entregar a mercadoria...
    Gostaria de saber após entrada no pequenas causas qual o prazo para restituição do valor, e qual a multa que ele pegaria. valor da compra 3700 reais.
    enviar resposta no Email: marcelo_fernandes_rocha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Prestei servicos para uma empresa que se recusa a me pagar, posso entrar no pequenas causas? nao forneci nota fiscal mas tenho testemunhas e assunatura em publicacoes que eu fiz. Aguardo retorno
    SANDRO MANTOVANI
    smantova@uol.com.br

    ResponderExcluir
  21. Bom dia,
    Prezados (as), No dia 15/07/08 em entrei no consorcio de uma casa pelo Bco. Itau, paguei so 8 meses, depois fiquei desempregado e minha esposa se encontra também a mais de um ano e meio. Gostaria de Saber se eu posso receber as parcelas que adiantei, uma vez necessito muito.
    Obrigado pela atenção e fico no aguardo.
    Jose Antonio da Cruz Felicio
    Fone. (11) 8288-4272
    e-mail: jose_felicio@ig.com.br

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. OLA, MEU CARRO FOI ROUBADO EM JANEIRO DE 2009 NO ESTACIONAMENTO DO CARREFOUR DE PRAIA GRANDE, ENTREI COM PROCESSO DE REPARAÇÃO NO JUIZADO PEQUENAS CAUSAS, O JUIZ DEU A SENTENÇA FAVORAVEL A MIM EM 30/04/2010, COMO SEI SE O CARREFOUR OBEDECEU A SENTENÇA. JA FAZ QUASE 30 DIAS DA SENTENÇA E ATÉ AGORA ESTOU ESPERANDO. COMO DEVO PROCEDER?A QUE ORGÃO DEVO ME DIRIGIR? MUITO O BRIGADO. ASS. marcodelapassion@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. boa tarde td bem ...
    bom eu me chamo felipe .
    bom eu comprei duas pessas de roupas,eu dei entrada de R$40,00 o valor era de R$60,00 o proprietario não me deu alguma nota e nem tão pouco uma promissoria ...
    eu assinei uma promissora de R$20,00 mais eu não me deu a promissoria e ainda foi no tabelão de nota e titulos registrou uma nota de R$100,00

    ResponderExcluir
  26. meu imail ....
    felipe_franca_pastor@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Ola Boa tarde,


    Eu trabalho na frente do condomínio Mandala RJ,só que o estacionamento do meu trabalho custa R$15,00 dia e não tenho como pagar este valor todos os dias.
    No dia 16 de abril de 2010 meu carro foi furtado dentro do condominio mandala(todos que estacionam lá não pagam nenhum valor).
    No condominio pussuem alguns seguranças, e estes seguranças me disseram que não viram nada, só que o carro estava a menos de 100 metros da guarita. No condominio todos tem livre acesso para todos,mais o condominio é publico.
    Não sei se isso é correto mais gostaria de saber se posso entrar na justiça contra o condominio ou contra o governo que faz a segurança da população.

    meu email é micheleoliveira@coinet.com.br ou michelleoliveira22@hotmail.com

    Obrigada,
    Michelle Oliveira

    ResponderExcluir
  28. Prezados Senhores

    Estou com um problema com o colégio ANGLO, onde minha filha estudou por 2 meses, e em decorrência de problemas de doença na família, mais especificamente, cancer, o que fez com que nossos recursos financeiros fossem destinados para o tratamento, ela teve que suspender os estudos, devido ao alto custo, cerca de 1200,00 mensais.
    Entrei em contato com o ANGLO na ocasião avisando do ocorrido, ou seja, o colégio soube da interrupção. Dentre os problemas ocasionados na atribulação da doença, deixei de formalizar a referida interrupção, contanto apenas com o contato telefônico. Agora o ANGLO me cobra o valor de 16.000,00, mesmo não tendo prestado os serviços. Podem me dar orientação nesse sentido?

    Meu email : cibelirocha@gmail.com

    Grata


    Cibeli

    ResponderExcluir
  29. oi meu é silvia, meu filho está cursando na microcamp o curso de ingles, que segundo eles, ele tinha ganhado uma bolsa de estudo, até ai tudo bem, fiz a matricula dele e tbm me ofereceram um seguro caso eu não pudesse pagar o curso teria as parcelas garantidas, tinha avisado no mesmo dia que eu trabalava como autonoma e me informarão que não tinha problema que poderia fazer o seguro assim mesmo, pois então isso foi em março de 2009, até então sempre paguei o valor das parcelas de R$ 150,00 corretamente, sem atrasos muitas vezes paguei adiantado.
    Bom esse ano em fevereiro de 2010 fui pessoalmente avisa-los que apartir de março desse mesmo ano não poderia mais pagar o curso, no primeiro instante disse que queria cancelar, ai me informarão que teria que pagar 15% de multo sobre as parcelas restante, esse curso só termina em janeiro de 2011, informei que não teria condições e como poderia acionar o seguro.
    conversamos me derão dois meses pra não pagar que era março e abril, mas que em maio teria que pagar sem falta, mas em abril me ligarão dizendo que precisaria mandar para eles os recibos e uma carta de declaração provando que recebia até fevereiro de 2010, mandei então me inforamarão que 06 parcelas de 26,67 iria pagar até agosto, blz concordei e pedi para o meu filho continuar a ir para o curso que ele mesmo não quer ir mais, pois vem reclamando desde o começo do ano que não está gostando.Isso tbm reclamei em fevereiro mas ninguem fez nada. Achei que estava tudo bem, paguei a parcela do mes de maio que vence no dia 07, paguei dia 06, mas hj me ligarão do curso que fica em osasco me falando que a parcela do mesmo está em aberta, discutiram comigo e me informarão que a seguradora não aceitou os recibos e declaração que foi enviado já em abril , então como é que só me falarão isso hj se já paguei abril e maio?os valores das parcelas garantidas que é de 26,67, estão me cobrando o valor real que é de 150,00 onde eu já falei que não posso pagar mais.
    Me ajudem por favor o que devo fazer.Obrigada Silvia 19/10/2010.

    ResponderExcluir
  30. boa noite, esqueci de informar me email, eu sou a silvia a respeito da reclamação contra a microcamp, enviada hj 19/10/210.
    meu email e silviatavares_2008@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. ola meu nome e maria do carmo fiz um consorcio porto seguro paguei 3 prestaçoes de 800,00 reais no qual deu um valor de 2.400,oo reais, desisti de pagar por problemas financeiros mandei uma carta a administradora, que me informou que atraves de um sorteio me devolveria o valor,depois de um ano dia 20 de julho deste ano recebi um telegrama que me devolveria o valor de 975,00 reais esta certo. email piresesantiago@pop.com.br

    ResponderExcluir
  32. ola meu nome é ludmila e gostaria de saber se eu posso intervir pelo meu pai na justiça,pq faz muitos anos que o meu pai trabalhava com ele e saiu nesse começo de ano pq ele abusa e nao pagava ele corretamente como os direitos dos trabalhadores.o que eu posso fazer em relação a isso? tbm há outra questão meu pai comprou uma casa para a mae dele e colocou no nome dela e a casa pode ser usada por todose nao pode vender só se ela mudar.só que o irmao do meu pai fez um primeiro andar na casa...e minha avó sempre foi manipulada por esse irmao do meu pai fez com que ela coloca-se o dinheiro dela na conta dele, e ele tah doido pra vender a casa e comprar uma nova no nome dele se é que deu pra entender o que o desgraçado quer.se minha avó passar pro nome do meu pai logo ja que foi ele quem comprou a casa e a deu o irmao do meu pai poderia reclamar já que fez um pequeno andar mais com o dinheiro dele e do meu pai? gostaria de receber a resposta no meu email se puder: ludmilataveiros@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. Boa Noite. Meu nome é Neusa Maria.Recebi uma fatura do cartão Ibicard C&A Mastercard Nacional, onde constava uma dívida de R$ 5.713,41. especificando que eu devia R$ 117,00 e meu Filho Luiz Levy devia o restante. , sendo que o cartão do meu filho dependente, foi cancelado e ele nem chegou a desbloquiá-lo. Gostaria de saber como proceder, pois telefonei para o Ibicard e a senhora Poliana Cabral me indicou que fizesse uma carta e enviasse por fax especificando o ocorrido e a assinatura de meu filho, junto com as xérox do meu cartão e dos nossos documentos. Assim procedi. Enviei hoje o fax. Agora estão alegando que a assinatura do meu filho está ilegível. Tenho que enviar outro fax com três assinaturas dele. Mais gasto.
    Meu e-mail é neusa.maria09@hotmail.com
    Desde já muito obrigada.

    ResponderExcluir
  34. Boa noite, moramos há 9 meses no 1ºandar (ap. 13) de um Condomínio na Av. Celso Garcia vindos de Minas Gerais.Há aproximadamente 4 meses iniciou um vazamento de água no apartamento 33 (3ºandar) ocasionando encharcamento das paredes dos apartamentos abaixo (23 e 13)causando diversos danos com risco a estrutura física entre os cômodos. O fato já foi relatado em livro de ocorrência incluindo fotos dos prejuízos ocorrido e que permanecem. A moradora já foi notificada e a reclamação já foi feita algumas outras vezes sempre via síndico, porém sem solução.Gostaria de orientação de qual é a forma ideal de acionar a moradora (via pequenas causas?)agradeço a atenção e segue meu e-mail para contato:clodineimendesjunior@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  35. Minha filha se envolveu num acidente de carro, sem testemunhas.....de pequena monta. O caro 2 entrou na Justiça Especial. Houveram 2 audiências de conciliação, mas não houve acordo. Depois foi mandado para o forum. O Juiz setenciou que as partes pagariam os prejuizos de cado um dos seus carro isso porque não havia testemunhas de nenhuma das partes. Agora o carro 2 entrou com recurso na Justiaça Especial. Tenho 10 dias de hoje para apresentar contra-razões. E agora, como faço na defesa? apresentou a deicsão do Juiz do Forum e mantenho a mesma de defesa, sem testemunhas. E se o carro 2 apresentar testemunhas nesta fase do processo?

    ResponderExcluir
  36. Tema: Devolução de valor
    A Sra. Margarete é uma amiga. Ela estava pra receber um apartamento do cdhu. No mês de
    março de dois mil e oito, em meio a uma conversa entre nós, surgiu a idéia de
    negociamos o apartamento que estava pra ser entregue na região do
    Guarapiranga zona sul de são Paulo (conjunto parque Europa I). O negocio foi
    feito da seguinte forma: Eu paguei R$4.000.00 quatro mil reais de entrada, e
    pagaria R$6.000.00 seis mil reais na entrega da chave do imóvel pela Cdhu
    mediante a um contrato de gaveta. O total da compra ficaria em R$10.000.00
    dez mil reais. O problema é que a CDHU entregou os apartamentos no mês de
    julho de 2009 e até agora a Sra. Margarete não entregou a chave do imóvel
    e está alegar vários problemas pessoais e familiares, dificultando a entrega do
    apartamento. Quando eu falo com ela sobre o apto, a mesma fica pedindo
    pra esperar. Ela fala em devolver o valor, porém aos poucos.
    Solicito que a Sra. Margarete devolva os R$4.000.00
    corrigido e atualizado. Como Devo fazer? Ajude-me Por favor! Obrigado.

    ResponderExcluir
  37. Bom dia, o meu nome é katia, eu aluguei a minha casa por um contrato de 30 meses. O inquilino nao inha fiador e pagou 3 meses adiantado. O final do contrato é em março porem ele nao me paga aluguel e nem condominio por quatro meses. O que deveria eu fazer? Poderia eu entrar com uma açao nas pequenas causas?
    Eu apreciarei muio a sua sugestao. Grata.

    ResponderExcluir
  38. Prazer em conhecê-los.

    Na tentativa de comprar um terreno, encontrei um amigo que indicou local e pessoa dona de lotes. Conversamos e acertamos a foorma de pagamento. Dei uma entrada e estava pagando as parcelas, quando descobri que o terreno seria de area livre ou invadida),parei o pagamento em dia e tentei que ele assinasse um recibo com o vslor devido. Cosegui depois de muita discução com a esposa do mesmo que assinasse um valor proximo ao que foi pago. Depois disso nao tive mais espaço para conversa e nem acesso ao terreno, que nem tinha sido demarcado para minha utilização.


    Como devo proceder com o processo neste caso, A pessoas é idosa, porem sua esposa usa de artimanhas como chamar o genro, pouco pacifico, para que eu nao me aproxime do marido e diz sempre que eu nao tenho mais direito a nada e se quiser pode procurar ate 'o capeta', diz ela.


    Aguardo uma sugestao.
    fabiomed28@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. Olá, me chamo Felipe, em Novembro passado, sofri um acidente de transito, onde o condutor do veiculo que causou o acidente evadiu-se do local, caracterizando "omissão de socorro", localizei o condutor pelos caracteres da placa, nos encontramos e fizemos um acordo, redigimos um contrato, onde assinamos nós e duas testemunhas, estipulamos um valor e prazo para o pagamento, essa data expirou e não houve nenhum pagamento, gostaria de saber o que devo fazer contra ele, por ele ser um advogado, gostaria de denuncia-lo na OAB, é possivel isso?
    Aguardo urgentemente uma ajuda.
    Meu email - dignazzio1@hotmail.com
    Desde já, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  40. Olá meu nome é Cecilia e preciso de uma orientação, há cerca de 5 meses sofri um acidente de trabalho, quebrei meu punho. fiquei afastada ate o dia 03/06; recebi do INSS 2 meses qdo retornei ao trabalho fui encaminhada à eles novamente e o pedido foi indeferido, sendo que, ainda estava afastada c atestado médico tendo alta somente após a pericia. A pergunta é será que consigo receber do INSS estes 2 meses em casa? ele poderia ter indeferido mesmo eu n estando de alta médica? será um caso de pequenas causas? gostaria de informações precisas de como proceder. meu e-mail é ccassia.ribeiro@gmail.com
    desde já agradeço

    ResponderExcluir
  41. ola meu nome é eliseu, no dia 28/07 comprei um celular pelo site fator digital.net, no dia 29/07 eles confirmaráo o pagamento via boleto bancario,no dia 2/08 me mandaráo um e-mail disendo que eles teriáo 5 dias uteis pra enviar ao correio, hoje dia 17/08 ainda náo recebi o aparelho, no site deles náo tem endereço e o serviço de call center deles a ultimas ves que tentei contato fiquei uma hora no telefone só ouvindo musicas, ja enviei varios e-mais mais ate agora nada de respostas deles, estive no procom e me informaráo que esse fator digital ja é conhecido por eles, e que nem adiantaria eu entrar com alguma reclamaáo pelo procon porque a fator digital nunca deu retorno nem pra eles, o que devo fazer? me mande resposta pelo e-mail limaeliseu@hotmail.com obrigado

    ResponderExcluir
  42. Ola, meu nome é Cristiane, e meu pai alugou a casa para uma mulher, 2 comodos e para ajuda-la pois estava passando dificuldade, alugou por 150,00 reais isso a 10 anos atras.
    Hoje ela esta casa e com as meninas grandes, o aluguel esta em 300,00 reais com 3 comodos, porem ela nao quer que meu pai aumente o aluguel e nem que sair. Ela ameaçou meu pai de processo, porem quais sao seus direito? No que meu pai pode ser prejudicado neste caso? Gostaria de um auxilio estou anciosamente no aguardo de uma resposta no email Chrismoraiis@gmail.com.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, bom dia
      Muito obrigado pelo contato o site http://www.juizadoespecialpequenascausassp.com
      No seu caso cabe indenização.
      Procure o Juizado especial cível – Pequenas causas mais próximo de sua residência – Causas Até 20 salários mínimos podem ser impetradas pelo próprio autor – acima disso necessita de um advogado - O ideal é sempre estar acompanhado de um advogado de sua confiança pois empresas sempre dispõem de um corpo de advogados muito competente

      Excluir
  43. Obrigado por acessar o site blog Juizado especial pequenas causas

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde, meu nome é Iara, meu pai tem uma casa em são paulo, o inquilino atrasou o aluguel tem 5 meses, e ele quer entrar na justiça pra tirar o inquilino da casa, só q nós estamos morando em araçatuba-sp, o que ele tem q fazer pra entrar na justiça? ele consegue entrar daqui de araçatuba mesmo ou ele tem q ir pra são paulo ? aguardo obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, boa noite.
      Muito obrigado pelo contato o site http://www.juizadoespecialpequenascausassp.com
      No seu caso cabe indenização.
      Procure o Juizado especial cível – Pequenas causas mais próximo de sua residência – Causas Até 20 salários mínimos podem ser impetradas pelo próprio autor – acima disso necessita de um advogado - O ideal é sempre estar acompanhado de um advogado de sua confiança pois empresas sempre dispõem de um corpo de advogados muito competente.

      Excluir


>>>> CLIQUE ABAIXO E NOS ENVIE SUAS DÚVIDAS <<<<